10 Tipos de acabamentos à mão e à máquina
Para decidir que tipo de acabamento usar, é necessário pensar em alguns fatores como: Que tipo de tecido? Quanto este tecido se desfaz? Qual será a frequência de uso? Como será feito o processo de lavagem? A costura ficará visível?
Vamos falar um pouco sobre 10 tipos de acabamentos de costura para ajudá-lo nessa decisão:
Acabamentos á Mão:
- Pesponto
É um dos pontos mais usados para finalizar. Além de ser firme e simples, o ponto traseiro também pode ser usado para dar ao ambiente alguns detalhes incríveis. É comum usá-lo em roupas infantis, cintos, golas e golas. Na maioria das vezes é feito com fio próprio, que costuma ser mais grosso.
Para entender como costurar, basta lembrar que o movimento, na máquina de costura correta, é unidirecional. Sempre que for necessário interromper o procedimento, é fundamental que a agulha esteja dentro do tecido para um acabamento uniforme.
Para ponto duplo, basta fazer o procedimento duas vezes, lado a lado.
- Picotado
Use uma tesoura em zig zag para cortar a borda do tecido. Se o tecido for rígido e leve, você pode cortar as duas bordas juntas. Ah! Lembre-se de passar a ferro as costuras abertas depois disso.
- Costura Perfurada
Costure uma pequena fileira de pontos pequenos a 6 mm da borda da margem da costura. Feito isso, corte com a tesoura em zig zag. Esse acabamento pode ser usado para dar um efeito de aperto que é menos provável de desfiar o tecido.
- Vire e costure
Primeiro, você vai virar a borda da margem 3mm para baixo e passar. Depois disso, Comece a costurar toda a borda da dobra. Se você estiver usando tecidos difíceis ou com bordas curvas, a borda podre aumentará para 6 mm, o que facilitará o processo. Use este acabamento em tecidos leves como casacos sem forro, por exemplo.
- Pique à mão:
Usando a linha, costure as bordas da margem com cerca de 3 mm de profundidade e 3 mm de distância, sem esticar demais a linha. Você pode usar este acabamento quando a máquina não for viável ou quando o gotejamento manual for melhor. Geralmente é usado nas bordas dos lenços.
Acabamentos em Máquina:
- Chuleio
A regulagem da máquina será pelo ponto de salto ou invisível. O bico do ponto em zig zag deve ficar na borda do tecido. Se estiver aplicando o ponto, você precisará colocar o tecido à direita da agulha, mas se estiver aplicando o ponto cego, o tecido ficará à esquerda.
- Zig Zag:
Você precisará ajustar o ponto da máquina em aproximadamente 1,5 mm e costurar próximo à borda da máquina de costura, sem sobrepô-la. Este acabamento é fácil de conseguir, mas é muito eficaz e geralmente é usado em collants.
- Viés:
Para conseguir esse acabamento, envolva a borda da margem com o viés dobrado e costure de cima para baixo para pegar a parte inferior. Este acabamento é muito indicado para usar em casacos sem forro.
- Saia com tule:
Para este acabamento você precisará cortar as tiras de tule com largura de 1,25 cm. Em seguida, dobre-os no sentido do comprimento, deixando uma parte maior que a outra. Feito isso, enrole a borda da costura com esta fita, deixando a maior parte para baixo e costure de cima para a borda da borda para tirar também a parte inferior. Como esse acabamento é quase invisível, costuma ser usado em tecidos mais delicados.
- Alta costura francesa
É sem dúvida um dos acabamentos mais usados em roupas e confecções! A costura francesa permite um acabamento elegante, limpo e de qualidade.
Aqui um dos tecidos estará ao avesso e os tecidos deverão estar alinhados entre si. O primeiro passo é passar a costura reta, a uma distância de um centímetro da borda.
Depois de montada, vire a peça no sentido contrário e passe a ferro a costura certa, exatamente na primeira. Quando terminar, a costura será integrada.
A escolha do acabamento de suas criações e modelos é tão importante quanto o design. Se você costurar roupas, dê preferência à alfaiataria inglesa e francesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário